Saúde
Números demonstram não só o aumento da demanda, mas principalmente a capacidade de resposta da equipe

UPA São José registra alta de 69% no atendimento público em Americana

Dados da prefeitura apontam que foram realizados 48.973 atendimentos e 25.889 pacientes recebidos na unidade entre janeiro e junho; números refletem aumento de 38% no volume de pessoas assistidas em relação ao 1° semestre de 2024

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José, na região da Cidade Jardim, em Americana, registrou um aumento expressivo no número de atendimentos realizados no primeiro semestre de 2025. No período, a unidade contabilizou 48.973 atendimentos e 25.889 pacientes. Também nos seis primeiros meses de 2024, foram 29.042 atendimentos e 18.802 pacientes. Os dados representam um aumento de 69% no volume de atendimentos e de 38% no número de pessoas assistidas.

Os indicadores consolidam a UPA como uma das principais referências em pronto atendimento no município e refletem o crescimento da demanda por serviços de urgência e emergência na rede pública local.

“O aumento expressivo nos atendimentos da UPA São José demonstra a importância dessa unidade para assegurar uma assistência de qualidade à população. Temos trabalhado em conjunto com o Grupo Chavantes para fortalecer a estrutura e garantir um atendimento rápido, eficiente e humanizado”, afirmou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

Mesmo com o aumento da demanda, a UPA São José mantém o compromisso com um atendimento humanizado, resolutivo e seguro, priorizando agilidade e acolhimento, de acordo com a prefeitura.

A presidente do Grupo Chavantes, Letícia Bellotto Turim, destacou o comprometimento das equipes diante do crescimento da procura. “Os números demonstram não só o aumento da demanda, mas principalmente a capacidade de resposta da nossa equipe, que tem atuado com responsabilidade e empatia. Nosso foco é garantir que cada paciente seja atendido com dignidade e eficiência”, enfatizou.

A UPA São José é administrada pelo Grupo Chavantes, por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde de Americana.

SÃO DOMINGOS

A Unidade Básica de Saúde do Jardim São Domingos completou nesta semana um mês de funcionamento após a reforma entregue pela Prefeitura de Americana. No período, a unidade realizou 2.224 atendimentos em um espaço totalmente revitalizado.

Os serviços oferecidos incluem atendimentos com clínico geral, pediatra e ginecologista, além de odontologia, procedimentos de enfermagem, vacinação e farmácia. Foram registrados 673 atendimentos médicos, 214 atendimentos odontológicos, 970 procedimentos de enfermagem e 367 vacinas aplicadas.

Entre as melhorias estão a troca de piso e revestimentos internos, substituição de portas, luminárias, vidros e aparelhos sanitários, modernização das redes elétrica e hidráulica, nova pintura, cobertura externa da farmácia, balcão de granito na recepção, novo telhado, alambrado, poste de energia e contrapiso.

“A entrega da reforma da UBS do São Domingos é mais uma importante conquista para a nossa população. Em apenas um mês, os números demonstram o impacto positivo da obra, que garantiu mais conforto e melhores condições para os usuários e profissionais. Continuaremos investindo na estrutura da saúde básica, que é a porta de entrada do nosso sistema de atendimento”, afirmou o secretário de Saúde.

A diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva, Simone Maciel, também destacou os avanços. “Essa reforma trouxe um ambiente mais acolhedor, seguro e funcional, tanto para os nossos profissionais quanto para os usuários do sistema. Estamos conseguindo oferecer um atendimento mais qualificado, com espaços adequados para os diferentes serviços e atividades em grupo que promovem saúde de forma integrada”, disse.

 


Deixe um comentário