Saúde
Cerca de 350 pessoas foram atendidas até o início da tarde desta segunda-feira

UBS Santa Clara reabre em novo prédio com grande movimento de público

Prefeitura de Hortolândia retomou o atendimento na unidade, nesta segunda-feira (9); prédio recebeu uma ampla reforma para oferecer mais conforto à população e reabertura da UBS marca o início da implantação da Vila da Saúde

Da Redação | Tribuna Liberal

A população compareceu em grande número na reabertura da UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Clara. A Prefeitura de Hortolândia retomou o atendimento na unidade, nesta segunda-feira (9). O prédio passou por ampla reforma em sua estrutura para oferecer mais conforto à população. De acordo com a coordenação da UBS, até o início da tarde desta segunda-feira, cerca de 350 pessoas haviam sido atendidas.

As melhorias feitas na unidade agradaram o público. Um dos que aprovaram a reforma foi o operador de máquinas Davi de Melo. O morador foi ao novo prédio da unidade para levar os filhos, João, de 11 anos, e Rafaela, de cinco, para serem vacinados.

“O novo prédio está outra coisa. Ficou totalmente diferente. Agora, tem mais espaço. A prefeitura está de parabéns!”, elogiou o morador. Segundo o setor de vacinação, o primeiro dia da reabertura da UBS foi marcado por grande procura da população, em especial pelas vacinas BCG e as de rotina, que integram o Calendário Nacional de Imunização.

Quem também esteve logo no primeiro dia da reabertura da unidade foi a moradora Maria Aparecida Rizzo Hoffman, de 67 anos. Acompanhada pelo marido, César Augusto, a moradora teve consulta com médico especialista em clínica geral.

“Eu já havia agendado a consulta na antiga UBS. Gostei muito do prédio novo. Ficou uma maravilha. A estrutura tem mais conforto agora, principalmente para pessoas aposentadas que não têm condições de ter um convênio médico particular”, destacou a idosa.

Por sua vez, a clínica geral Giselle Radnai, que atendeu a moradora, destaca que com as intervenções feitas no prédio trouxe melhorias no ambiente de trabalho para os profissionais e as equipes de saúde que atuam na UBS. “Foram feitas melhorias principalmente para a população. A UBS conta agora com espaço mais amplo e mais salas de espera para os pacientes”, salientou a médica especialista.

VILA DA SAÚDE

De acordo com a Secretaria de Saúde, a obra da UBS Santa Clara contemplou vários itens. O prédio recebeu cobertura e telhado novos e substituição de pisos, portas, divisórias e forro. Foi realizada reforma completa dos sistemas elétrico e hidráulico.

Outra intervenção importante executada que irá agilizar o atendimento foi a instalação de infraestrutura de internet moderna, que irá facilitar a integração digital de serviços. A nova estrutura da UBS Santa Clara conta ainda com sala de acolhimento; consultórios; sala de medicação e procedimentos; sala de vacinas; farmácia; área para atendimento de pacientes em diferentes fases de cuidado; e atendimento odontológico.

A reabertura da UBS Santa Clara dá início à implantação da Vila da Saúde. A vila irá centralizar vários serviços dentro de um mesmo perímetro. Além da UBS Santa Clara, a Vila da Saúde é composta ainda pelo Hospital e Maternidade Municipal Mario Covas, central do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Centro de Especialidades Médicas (CEM) e CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher). O hospital e a central do Samu já passaram por obras de reforma, modernização e ampliação. Já os prédios do CEM e do CAISM ainda vão receber essas obras.

Além dos serviços já oferecidos por essas unidades, o projeto da Vila da Saúde prevê a implantação de quatro novos órgãos: UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), Centro Especializado em Reabilitação (CER) e Centro de Referência da Saúde da Mulher.

Deixe um comentário