Saúde
Cuidado: mutirão oferecerá consultas e exames gratuitos à população masculina

Risco de câncer de próstata é de 67 casos para cada 100 mil homens, estima INCA

Para preservar a saúde da população masculina, Hortolândia, Nova Odessa e Americana intensificam campanhas de conscientização para a realização de exames preventivos; doença mata uma média de 44 homens por dia no Brasil

Estatísticas do INCA (Instituto Nacional de Câncer) apontam um risco estimado de 67,86 casos de câncer de próstata para cada 100 mil homens no triênio 2023 a 2025. Isso equivale a 71.730 novos casos por ano. Estudos do órgão apontam, ainda, que uma média de 44 homens morrem todos os dias por causa da enfermidade. 

Na região, as secretarias de Saúde de Hortolândia, Nova Odessa e Americana aproveitam a Campanha Novembro Azul para reforçar a conscientização da população masculina sobre a importância de cuidar da saúde para evitar a doença.

Em Hortolândia, a Secretaria de Saúde realiza atividades nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) durante este mês. Palestras e rodas de conversa vão levar informação ao público masculino sobre a importância do autocuidado, com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Neste ano, são 40 casos confirmados de câncer de próstata no município, segundo o órgão.

O urologista do CEM (Centro de Especialidades Médicas) de Hortolândia, Edison Schneider, destaca, por meio da Assessoria de Imprensa, que a campanha é importante para quebrar tabus dos homens, que ainda têm resistência em cuidar da saúde. De acordo com o especialista, a realidade é preocupante. Os homens morrem em maior número e mais cedo que as mulheres.

Segundo Schneider, dentre as principais causas de óbito entre a população masculina estão: negligência com a própria saúde, uso prejudicial de álcool, estilo de vida sedentário, alimentação inadequada e causas externas, a exemplo de acidentes.

Diante desse quadro, o especialista orienta a população masculina a fazer avaliação médica periódica a partir dos 40 anos. “E em alguns casos de risco aumentado, o paciente com idade entre 40 e 45 anos já deve procurar o urologista. Principalmente aqueles que têm familiares de primeiro grau com câncer de próstata”, recomenda.

O médico acrescenta que a consulta urológica anual ou bianual, conforme o caso, deve se iniciar aos 50 anos, com a coleta de exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico, tradução da sigla em inglês) e o exame físico de toque retal, procedimentos simples e rápidos que ajudam a identificar alterações na próstata antes mesmo de surgirem sintomas.

Em Nova Odessa, a Secretaria de Saúde iniciou, sexta-feira (7/11), as ações do Novembro Azul com uma palestra sobre a saúde do homem e a prevenção ao câncer de próstata, ministrada pelo urologista do Ambulatório de Nova Odessa, José Lourenço Alvarenga, no Paço Municipal. Além da palestra, o evento também incluiu pedidos de exame PSA, além de procedimentos de aferição de sinais vitais e testes de glicemia.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, ao longo do mês, a programação se estenderá em diversos setores públicos, no mesmo formato, com atividades de conscientização conduzidas pelo enfermeiro André Barros.

A programação de palestras se encerrará na segunda-feira (17/11), às 19h, quando a campanha será levada aos atletas do Old School 40+, equipe de basquete de Nova Odessa, no Ginásio Santa Rosa.

Além disso, de acordo com André Barros, palestras e solicitações de exames também serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. “O Novembro Azul é uma campanha que ocorre durante todo o ano, mas é intensificada neste mês. Os pacientes que não estiverem com os exames em dia serão orientados e terão prioridade no agendamento. Além dos cuidados com a próstata, também abordaremos outras doenças importantes, como a hipertensão e a diabetes”, destacou o enfermeiro.

As Unidades Básicas de Saúde de Nova Odessa funcionam de segunda a sexta-feira e estão preparadas para atender e orientar os homens durante todo o mês de novembro, segundo informações da Assessoria de Imprensa.

De acordo com o Inca, a idade é um dos principais fatores de risco para o câncer de próstata: aproximadamente 75% dos diagnósticos ocorrem em homens com 65 anos ou mais. No entanto, também pesam na estatística a história familiar da doença, a etnia, homens negros e aqueles com ascendência africana apresentam maior probabilidade de desenvolver o câncer, e fatores relacionados ao estilo de vida, como sedentarismo, obesidade e alimentação rica em gorduras.

AMERICANA REALIZARÁ MUTIRÃO DE CONSULTAS E EXAMES, DIA 29/11

Americana realizará, no próximo dia 29, o mutirão de consultas e exames “Mil Cuidados e Um Dia”, no Núcleo de Especialidades, que também contemplará o público masculino com consultas e exames, realizados no mesmo dia, para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A Secretaria de Saúde informou, por meio da Assessoria de Imprensa, que realiza diversas ações de conscientização voltadas à saúde do homem durante todo o ano, por meio de palestras, rodas de conversa e atividades educativas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Ontem o município promoveu o mutirão de saúde do homem, com atendimentos gratuitos nas UBSs dos bairros Vila Mathiensen, Praia Azul, São Vito, Parque Gramado, Jardim Boer, São Domingos e Jardim São José, além do calçadão do Centro.

Durante a ação foram oferecidos exames laboratoriais, como PSA total e livre, testes rápidos para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), aferição de pressão arterial, dentre outros serviços voltados à promoção da saúde masculina.

De acordo com o setor de regulação da Unidade de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, em 2024 foram 37 casos de câncer de próstata diagnosticados em indivíduos residentes no município. Neste ano, 39 casos já foram registrados.

COM DIAGNÓSTICO PRECOCE, CHANCE DE CURA É DE 90%, AFIRMA UROLOGISTA

O urologista Edison Schneider, do Centro de Especialidades Médicas de Hortolândia, alerta que o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais causa óbitos entre homens. De acordo com dados do INCA, em 2021 foram registrados 16.300 óbitos por causa da doença.

Schneider explica que a próstata é uma glândula exclusiva dos homens, que fica logo abaixo da bexiga e à frente do intestino reto. A glândula produz parte do líquido seminal. 

Schneider: diagnóstico precoce do câncer de próstata pode salvar vidas

“O câncer de próstata ocorre quando as células da glândula começam a se multiplicar de forma descontrolada. É importante salientar que na maioria dos casos a doença cresce lentamente. Por isso é importante que os homens façam o exame anual. O diagnóstico precoce pode salvar vidas. Quando detectada no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura”, salienta o especialista.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Por isso, assinala o especialista, é importante realizar a campanha para conscientizar a população masculina.

O urologista explica que com o tempo a doença pode se manifestar por meio de dificuldade para urinar, jato urinário fraco e necessidade de urinar muitas vezes de dia e especialmente à noite. Já em casos mais avançados da doença, os sintomas são sangue na urina ou no sêmen, dor no intestino reto, na pelve, nas coxas ou costas, dentre outros mais graves.

O DRS (Departamento Regional de Saúde) de Campinas, informou que, em 2024, foram registrados 16.447 atendimentos relacionados ao câncer de próstata na região que inclui os municípios de Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia, Monte Mor, Paulínia e Americana.


 

Deixe um comentário