Saúde
Wagner Tegon: não tem sido fácil enfrentar uma rede com limitações estruturais e defasagem em equipamentos

Monte Mor receberá verba do Novo PAC para quatro projetos na Saúde

Pacote prevê construção de uma Unidade Básica de Saúde no Jardim São Sebastião, já com licitação autorizada, entrega de kits de teleconsulta para salas e UBSs, e compra de veículos de resgate, fortalecendo frota municipal de ambulâncias

Monte Mor está entre os municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que tiveram maior número de projetos selecionados na área da Saúde para serem financiados pelo Governo Federal, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ao todo são 48 iniciativas, em um valor total que supera os R$ 29,8 milhões. Monte Mor foi contemplada com quatro aprovações, seguida de Hortolândia.

A iniciativa visa fortalecer o Sistema Único de Saúde. Desta forma, Monte Mor receberá recursos financeiros para desenvolver quatro projetos. São eles: construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), aquisição de kits de equipamentos para novas salas de teleconsultas e para UBSs já existentes, além do envio de veículos para ampliar a frota de ambulâncias de resgate.

De acordo com o Governo Federal, os recursos para a construção da nova UBS serão liberados assim que as obras começarem. Já as empresas responsáveis pelas obras serão remuneradas conforme o avanço de cada intervenção. Quanto à compra de viaturas de resgate e dos equipamentos para teleconsultas, o governo vai custeá-los diretamente e depois irá doar ao município.

Hoje a rede pública de saúde de Monte Mor possui dez UBSs e quatro ambulâncias próprias e duas alugadas. O secretário de saúde, Wagner Tegon, explica que não tem sido um caminho fácil enfrentar uma rede com limitações estruturais, defasagem em equipamentos e uma demanda crescente por serviços de qualidade.

“Mesmo com as dificuldades, desde o início do ano, encaramos esses desafios com dedicação e foco na reconstrução da saúde pública do nosso município. A construção de uma nova UBS, a chegada de equipamentos de telemedicina e o reforço da frota de ambulâncias representam não apenas investimentos em infraestrutura, mas, principalmente, mais dignidade e acesso à saúde para a população montemorense. Seguimos avançando, sempre com o compromisso de cuidar das pessoas e construir uma saúde pública mais humana, eficiente e acessível para todos”, declarou o secretário.

No caso da UBS, a prefeitura já enviou as informações necessárias ao Governo Federal e está liberada a licitação para escolher a empresa que irá construir a unidade. A nova unidade será construída no Jardim São Sebastião.

O prefeito Murilo Rinaldo (PP) comentou a confirmação de que Monte Mor está entre os municípios contemplados pelo PAC na área da Saúde. “Desde o início da nossa gestão, temos trabalhado com responsabilidade, planejamento e foco nas reais necessidades da população. Essa conquista é resultado do esforço conjunto da nossa equipe técnica, que não mediu esforços para estruturar projetos sólidos e alinhados com as diretrizes do Governo Federal. Agora, seguimos com agilidade para cumprir os prazos e garantir que os recursos sejam aplicados com eficiência e transparência”, afirmou o prefeito.

O Novo PAC Seleções - Saúde, do Governo Federal, tem como objetivo contribuir para a estruturação da rede pública de saúde, ampliando a capacidade de atendimento do SUS em todo o Brasil.

Com investimento na ordem de R$ 31,5 bilhões em todo o país, ele representará um salto na expansão da assistência à população pelo SUS e possibilitará, nos próximos quatro anos, a universalidade de serviços essenciais na rede pública, além da retomada do investimento em políticas públicas, especialmente em obras de infraestrutura econômica, social e urbana a partir da nova versão do programa.

Deixe um comentário