Política
Reconhecimento é concedido a municípios que cumprem padrões globais de preservação

Zezé Gomes vai a fórum ambiental e recebe novo certificado de sustentabilidade

Hortolândia ganha, pela terceira vez, título internacional de ‘Cidade Árvore do Mundo’; certificação foi entregue ao prefeito durante Fórum Ambiental que ocorre em João Pessoa, e reúne representantes de 210 cidades e de 24 países

Hortolândia está representada, mais uma vez, no Programa “Tree Cities of the World” (Cidades Árvores do Mundo), realizado entre os dias 18 e 21 de agosto em João Pessoa, na Paraíba. Representando a prefeitura, o prefeito Zezé Gomes (Republicanos) recebeu nesta segunda-feira (18), mais um certificado de cidade amiga do meio ambiente. Neste ano, pela terceira vez, a cidade conquistou o título de “Cidade Árvore do Mundo”, concedido a 210 cidades em 24 países. Além de Hortolândia, cidades como São José dos Campos, Arapiraca, Macaé, Cubatão, João Pessoa, a anfitriã, foram algumas das cidades contempladas.

O título representa um reconhecimento internacional, em razão da realização de ações e políticas públicas alinhadas às metas globais de preservação do meio ambiente, de arborização e de promoção da sustentabilidade, implementadas na cidade. O Programa é realizado pela Fundação “Arbor Day” (Fundação “Dia da Árvore”) e pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação).

“O desenvolvimento da cidade inteligente, sustentável e planejada também passa pelo cuidado com o meio ambiente. O esforço conjunto entre a prefeitura, iniciativa privada e a população são essenciais e, hoje, somos sim uma cidade exemplo de sustentabilidade. Não é só o plantio de árvores, mas sustentabilidade envolve tudo. Desde o investimento em uma cidade com praticamente 100% de saneamento básico até os cuidados com os mananciais. Pensamos a cidade pelos próximos 30 anos e queremos muito mais reconhecimentos como este e, para isso, continuamos fortalecendo estas ações”, comentou o prefeito Zezé Gomes, ao lado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, da secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Hortolândia, Eliane Nascimento, do chefe de gabinete da Administração Municipal Josemil Rodrigues e da representante da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Hortolândia, Niara Brambila.

PRÊMIO EM SUSTENTABILIDADE

A cidade ganhou o título pela primeira vez em março de 2022, sendo novamente agraciada em 2023. Além disso, em outubro de 2023, Hortolândia recebeu o selo “Cidade Amiga das Árvores”, concedido pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, durante o 1º Fórum Paulista de Arborização Urbana. Em outubro de 2022, o prefeito Zezé Gomes e a secretária de Meio Ambiente, Eliane Nascimento, foram a Washington-DC, nos Estados Unidos, participar do “Fórum Tree Cities of the World”, que acontece anualmente, reunindo os agraciados com o título. Neste ano, o anúncio da conquista foi enviado à prefeitura pelos organizadores em março.

CRITÉRIOS PARA PREMIAÇÃO

Para ser reconhecido pelo programa “Tree Cities of the World”, o município precisou observar cinco padrões principais, segundo a Secretaria de Meio Ambiente.

O padrão um é estabelecer responsabilidade. Hortolândia possui na estrutura da Administração Pública a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O padrão dois é a publicação do Guia de Arborização Urbana e da Lei Municipal específica para Manejo da Arborização Urbana. O terceiro é que Hortolândia possui um Plano de Arborização Urbana. O quarto é que a cidade possui orçamento anual dedicado à implementação rotineira do plano de manejo das árvores. E o quinto é que a cidade realiza celebração anual das árvores para conscientizar os moradores e reconhecer os cidadãos e funcionários que realizam o programa de árvores da cidade investindo na arborização urbana.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Hortolândia está no caminho certo para se tornar um modelo de sustentabilidade urbana na região, ao combinar planejamento, participação comunitária e políticas públicas eficazes.

URBANIZAÇÃO ACELERADA

Hortolândia vive um processo de urbanização acelerada e teve um crescimento populacional significativo na última década, quando a população pulou de cerca de 193 mil para 236,6 mil pessoas. Daí a grande importância de o poder público investir cada vez mais em projetos de plantio e manutenção de árvores e reconhecer a importância das áreas verdes. É que, por meio da arborização urbana, ao criar e manter suas áreas verdes, a cidade transforma o ambiente e melhora a qualidade de vida dos habitantes.

Além das ações regulares de plantio, a Administração Municipal disponibiliza à comunidade serviços de poda e corte de árvores, que podem ser acessados pelo Portal da Prefeitura. Há também, permanentemente, serviços de Educação Ambiental, para levar aos moradores de Hortolândia informações sobre os cuidados com o meio ambiente.

VIVEIRO MUNICIPAL

Outro equipamento importante é o Viveiro Municipal “Antonio da Costa Santos”, localizado na Rua Stefano Dilo, 350, no Adventista Campineiro, onde são produzidas mudas de árvores, disponibilizadas para toda a população, via “Plantio Online”. Seja por meio do site, seja pessoalmente, o munícipe pode solicitar, gratuitamente, o plantio de árvores, escolhendo uma entre as 22 espécies arbóreas disponíveis em calçadas com e sem fiação.


Deixe um comentário