Política
Prefeito, secretário de Segurança do Estado, Guilherme Derrite, e Coronel Sabino, entregaram base de Sumaré

Sumaré inaugura unidade do Baep e Henrique destaca ‘conquista histórica’

Nova instalação do Batalhão de Ações Especiais de Polícia fortalece segurança da cidade e de municípios vizinhos como Hortolândia, Nova Odessa e Monte Mor para operações de elevada complexidade e enfrentamento de facções

Sumaré passou a contar, oficialmente, com uma unidade do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), reforçando a segurança pública na cidade e em toda a região. A inauguração aconteceu nesta quinta-feira (4), com a presença do prefeito Henrique do Paraíso (Republicanos), do secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, e do Coronel Sabino, comandante responsável. O imóvel está situado no bairro Vila Yolanda Costa e Silva.

O Baep é uma tropa de elite da Polícia Militar, especializada no combate à criminalidade organizada, em ocorrências de alta complexidade e no apoio às demais forças de segurança. A instalação dessa unidade em Sumaré representa um grande avanço para a proteção dos cidadãos e para o fortalecimento da segurança em todo o município.

“É uma conquista histórica para Sumaré. O Baep será fundamental no enfrentamento à criminalidade, trazendo mais tranquilidade e segurança para a nossa população. Agradeço ao Governo do Estado e às autoridades que contribuíram para que esse importante investimento se tornasse realidade”, destacou o prefeito Henrique do Paraíso.

A nova unidade do Baep já está em operação e passa a integrar o conjunto de ações que a cidade vem desenvolvendo para ampliar a segurança dos moradores, atuando em conjunto com a Polícia Municipal e demais forças policiais. 

Unidade do Baep já está em operação e atua em conjunto com a Polícia Municipal e demais forças policiais

A mudança de sede foi feita de forma estratégica para priorizar os locais com maior índice criminal na região. O terreno para a construção da nova sede pertence ao Estado e a obra foi realizada com investimento privado, que teve duração de seis meses.

“A instalação de uma companhia do Baep aqui em Sumaré, feito de forma estratégica, vem para continuarmos o combate ao crime organizado de maneira inteligente, com a parceria que envolve a Polícia Civil, Federal e o Ministério Público”, discursou à tropa o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.

O mandatário da pasta foi condecorado com a Challenge Coin do 10° Baep, como símbolo de respeito e reconhecimento pelos serviços prestados à sociedade paulista. Ao final do evento, houve o descerramento da placa de inauguração da companhia.

650 MIL BENEFICIADOS

A nova unidade atenderá uma população estimada de 655 mil habitantes, divididos entre os municípios de Sumaré, Hortolândia, Nova Odessa e Monte Mor. A unidade é acionada para atuar de forma tática e integrada durante ocorrências de alta complexidade, que envolvem graves ameaças à ordem pública.

Sob o atual comando do coronel Cleotheos Sabino, a região de Piracicaba registrou, entre janeiro e julho deste ano, queda no número de homicídios, estupros, furtos e nos roubos de carga e em geral, sendo o último o menor em 25 anos. A comparação foi feita com o mesmo período do ano passado.

NOVO COMANDANTE

Durante o evento também foi comemorado o aniversário de seis anos do 10° Baep, com sede em Piracicaba. Na ocasião, foi apresentado o novo comandante da unidade, o tenente-coronel Paulo Roberto Nucci Júnior.


Deixe um comentário