Política
Continuam pontos de alagamento pela cidade; prefeito Murilo RInaldo vai às ruas

Rio Capivari transborda novamente e Monte Mor mantém alerta de cheias

Com 2,23 metros, nível do rio está 23 centímetros acima da cota de transbordamento; vias seguem alagadas na região central da cidade e pontes permanecem interditadas; há bairros que ainda estão com vias encobertas pela água

A Defesa Civil de Monte Mor informou nesta quinta-feira (12) que o Rio Capivari atingiu 2,23 metros, mantendo-se 23 centímetros acima da cota de transbordamento. Nas últimas 24 horas, o maior acumulado de chuva foi de 24,6 milímetros, registrado na Estação Santa Cruz.

Segundo a prefeitura, entre os dias 1º e 10 de fevereiro, o município contabilizou 132 milímetros de chuva, conforme dados oficiais da meteorologia.

Persistem pontos de alagamento na Rua Siqueira Campos e na Travessa José Basílio de Almeida, na região central. Os bairros Chácaras Recreio Pindorama e Chácaras Recreio Planalto continuam com vias encobertas pela água. No Planalto, as duas pontes do bairro seguem interditadas por medida de segurança. Até o momento, não há registro de famílias desabrigadas ou desalojadas no município.

A Defesa Civil mantém o monitoramento e orienta moradores a evitar áreas alagadas e respeitar as interdições, acionando os canais oficiais em caso de emergência. “A Defesa Civil informa que o nível do Rio Capivari está em 2,23 metros, permanecendo 23 centímetros acima da cota de transbordamento. O maior acumulado de chuva nas últimas 24 horas foi de 24,6 mm, registrado na Estação Santa Cruz.

De acordo com informações do Ciiagro e do Cemaden, Monte Mor registrou 132 mm de chuva entre os dias 1º e 10 de fevereiro, totalizando dez dias de monitoramento. Até o momento, não há famílias desabrigadas ou desalojadas. A Defesa Civil segue monitorando a situação e orienta a população a evitar áreas alagadas e respeitar as interdições. Em caso de emergência, acione os canais oficiais”, diz nota da prefeitura.

No início do mês, o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ligou para o prefeito de Monte Mor, Murilo Rinaldo (PP), e sinalizou a destinação de novos repasses para o município, especialmente diante do cenário de emergência causado pelas fortes chuvas dos últimos dias.

Monte Mor está em situação de emergência, intensificando ações de resposta e prevenção a enchentes. Em conversa com o prefeito, o governador solicitou o envio de mais projetos ao Estado, abrindo caminho para a liberação de novas verbas voltadas à infraestrutura, segurança e recuperação de áreas críticas.


Deixe um comentário