Nova Odessa desenvolve qualificação do atendimento à população de rua
Com foco na dignidade e nos direitos humanos, município aprofunda medidas emergenciais com diversas secretarias, prevendo criação de equipe especializada e parcerias com entidades assistenciais para ampliar apoio aos transeuntes
Da Redação | Tribuna Liberal
Por determinação do prefeito Cláudio Schooder, o Leitinho
(PSD), e do vice-prefeito Alessandro Miranda, o Mineirinho (União), um grupo de
trabalho envolvendo diversas áreas da Prefeitura de Nova Odessa vem
desenvolvendo ao longo das últimas semanas um plano de ação imediata para atuar
junto à população em situação de rua. O assunto é tema semanal de reuniões dos
secretários municipais.
A prioridade determinada pelo prefeito é “atender e
preservar a vida dessas pessoas”, sempre dentro da legalidade e dos protocolos
existentes. “São seres humanos como nós, cidadãos com direitos e deveres, que
merecem atenção, acolhimento e apoio do Poder Público”, lembrou Leitinho.
O trabalho foi tema de uma audiência na Câmara de Vereadores
da cidade na sessão da última segunda-feira (5). Participaram representantes
das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Social e de
Segurança.
Levantamentos dos órgãos municipais estimam a existência de
15 a 20 cidadãos de Nova Odessa neste modo de vida provisório, mais um número
variável de transeuntes – pessoas sem moradia fixa que passam eventualmente
pela cidade quando se deslocam pela região, às vezes permanecendo por alguns
dias.
Segundo a equipe do CREAS (Centro de Referência Especializado
de Assistência Social), o número de cidadãos em situação de rua aumentou em
toda a região desde a pandemia, muito em função do desemprego e do rompimento
de vínculos familiares. Estima-se que 80% a 90% deles tenham problemas de
adição química, principalmente alcoolismo.
Diante desse perfil, a prefeitura trabalha em duas frentes,
visando sistematizar e qualificar o trabalho de acompanhamento dessa população.
A primeira é a criação de um Serviço Especializado de Abordagem Social
vinculado ao CREAS, com uma equipe capacitada no atendimento inicial humanizado
dos transeuntes.
A equipe seria acionada a partir de informações recebidas de
outros órgãos, como a Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil – ou da própria
população. O CREAS já conta, inclusive, com uma educadora social que faz esse
acompanhamento nos locais onde este público costuma se concentrar. A mesma
equipe também poderá realizar a busca ativa por cidadãos em situação de rua,
permitindo conhecer o caso detalhado de cada um, sua origem e outras
informações.
Uma vez atendidos pelo CREAS, estes cidadãos recebem orientações sobre seus direitos, apoio para obtenção de documentos pessoais e, se necessário, são inscritos no CadÚnico e encaminhados para atendimento na Rede Municipal de Saúde. Tudo isso vai ser mantido e ampliado, garantiu a prefeitura.
SEGUNDA MEDIDA
A segunda ação imediata será a busca por parcerias com entidades nas quais estes cidadãos possam tomar banho, se alimentar ao longo do dia e receber roupas e agasalhos (exceto pernoitar), como já acontece em municípios próximos como Campinas.
FRENTES FRIAS
Paralelamente a todo esse trabalho de qualificação no
atendimento social, a gestão municipal garantiu a sequência da “Operação
Inverno” deflagrada desde 2021. Executada pelo Fundo Social de Solidariedade,
Defesa Civil Municipal, GCM, Diretoria de Gestão Social e outros órgãos, a ação
visa proteger e evitar mortes por hipotermia durante as frentes frias mais
intensas, distribuindo cobertores e agasalhos.
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