Política
Administração e moradores vão tratar de investimentos futuros para Hortolândia em nove encontros

Hortolândia anuncia plenárias com Zezé Gomes para ouvir população

Reuniões públicas, com a presença do prefeito, servirão como base para elaboração do Plano Plurianual; trabalho de escuta popular começa dia 16 de julho; governo municipal convida hortolandenses a participar e apontar demandas

Hortolândia promoverá uma série de nove plenárias para ouvir a população sobre obras, atividades, ações e temas a serem priorizados no planejamento da Administração Municipal para execução nos próximos quatro anos. As reuniões de “Participação Cidadã 2025”, que irão embasar a elaboração do PPA (Plano Plurianual) 2026-2029, começarão no dia 16 deste mês e se estenderão até 12 de agosto. Durante os eventos, a comunidade poderá apresentar suas ideias e conversar com o prefeito José Nazareno Zezé Gomes (Republicanos) e sua equipe sobre como deverá ser a condução das políticas públicas para a cidade neste período.

Além disso, desde esta terça-feira (1°), moradores também podem se manifestar por meio do portal “Fácil Hortolândia”, votando nos temas e ações prioritárias para a cidade.

“Queremos convidar os moradores da cidade para participar do ciclo de debates do PPA 2026 a 2029. É de extrema importância a participação de todos e todas, com relação às necessidades e às demandas que se apresentam no dia a dia em todas as nossas políticas públicas, sejam elas educação, cultura, assistência social, saúde e todas as demais. É importante o governo compreender exatamente quais são essas perspectivas que a nossa sociedade têm com relação às intervenções que a gestão tem para os próximos quatro anos”, explicou o secretário de Finanças, Antonio Agnelo Bonadio.

Para participar mais ativamente, é preciso que a população saiba o que é o PPA. Conforme esclarece a Secretaria de Finanças, o Plano Plurianual é uma lei municipal, aprovada pelo Poder Legislativo, que trata do planejamento de médio prazo do município. Nela, o Poder Executivo define os objetivos estratégicos da Administração Pública para um período de quatro anos, estabelece os programas e os indicadores que serão usados para medir seu andamento, bem como as ações de governo, com suas metas a serem atingidas, ano a ano.

O PPA é considerado a principal peça orçamentária de uma cidade, pois contém a estratégia do governo eleito pela população para enfrentar os principais problemas da localidade. É com base no que foi definido nele que, a cada ano, o município elabora a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA (Lei Orçamentária Anual).


Deixe um comentário