Comissão da Alesp vai à Hortolândia investigar denúncias contra Sabesp
Visita foi solicitada pela deputada estadual Ana Perugini e
tem como objetivo apurar problemas no abastecimento de água e tratamento de
esgoto; moradores relatam mau cheiro, cor alterada da água e demora na retomada
dos serviços
A Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais da
Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) fará uma diligência em Hortolândia
para investigar denúncias contra a Sabesp. A empresa, privatizada em 2024, é
responsável pelo fornecimento de água e esgoto no município desde 1997.
A diligência, cuja data será definida, terá como objetivo
verificar in loco as reclamações recorrentes da população sobre a qualidade dos
serviços. Entre os principais problemas relatados estão água com mau cheiro,
aspecto amarelado e longas demoras na retomada do abastecimento em casos de
rompimento de tubulações. A fiscalização ocorrerá após aprovação de um
requerimento da deputada estadual Ana Perugini (PT).
Segundo Ana Perugini, que é vice-presidente da comissão, a
fiscalização é urgente diante do acúmulo de queixas. “É inaceitável que a
população de Hortolândia conviva diariamente com falhas tão graves em serviços
essenciais. A diligência é uma forma de dar resposta aos moradores e cobrar a
responsabilidade da Sabesp”, afirmou a parlamentar.
A deputada já havia apresentado, em junho, uma série de
requerimentos cobrando explicações da empresa e de órgãos de controle. Foram
oficiados a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística,
Natália Resende, o diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços
Públicos (Arsesp), Thiago Mesquita Nunes, e a Companhia Ambiental do Estado
(Cetesb). A Cetesb, por sua vez, acumula multas milionárias aplicadas à Sabesp
por falhas na operação, incluindo denúncias de mau cheiro emitido pela Estação
de Tratamento de Esgoto (ETE) Jatobá.
RELATÓRIO DA ARSESP
Um relatório técnico da Arsesp revelou deficiências na
operação da Estação de Tratamento de Esgoto. Entre as irregularidades apontadas
pelo órgão estão o manejo inadequado do lodo, falta de manutenção e operação
acima da capacidade projetada, fatores que têm provocado odores e impactos
negativos à qualidade de vida dos moradores de vários bairros ao entorno.
De acordo com o documento, há anos não é realizado o
processo de dragagem – etapa fundamental para o bom funcionamento da estação. O
relatório ainda indica que tubulações e equipamentos apresentam sinais de
desgaste e falta de manutenção adequada, o que contribui para vazamentos e
eleva os riscos de falhas operacionais.
A estação funciona com uma vazão acima do recomendado em seu
projeto original. A Arsesp identificou que a estação opera com uma vazão de 422
litros por segundo, valor consideravelmente acima do recomendado pelo projeto
original, que previa capacidade para 315 litros por segundo.
O estudo destaca que a emissão de odores é consequência
direta de má gestão operacional, sobretudo de negligência no manejo de lodo,
caracterizando uma prestação incorreta do serviço. A situação da ETE já foi
alvo de protestos de moradores e cobranças da Prefeitura de Hortolândia.
No início de julho, a prefeitura e a Sabesp anunciaram uma
série de investimentos para transformar a infraestrutura de saneamento da
cidade. O pacote de obras, que totaliza R$ 256 milhões até 2029, foi detalhado
durante reunião entre o prefeito Zezé Gomes e representantes da Companhia. O
encontro também teve como foco a situação emergencial da ETE. O prefeito Zezé
Gomes foi enfático ao cobrar providências urgentes para resolver o problema de
odor gerado pela estação.
30 DE SETEMBRO
Em agosto, Zezé Gomes participou de uma visita técnica à ETE
para acompanhar o andamento das obras emergenciais de limpeza e retirada do
lodo das lagoas de decantação. Durante a visita, a Sabesp anunciou que mais de
70% dos trabalhos já foram concluídos e estabeleceu 30 de setembro como prazo
para a finalização desta primeira etapa.
O investimento total na ação emergencial é de cerca de R$ 28
milhões. Após a conclusão da limpeza e retirada do lodo, será iniciada a
substituição de equipamentos, prevista para ocorrer até outubro.
Deixe um comentário