Política
Igreja Matriz é símbolo da tradição e um dos principais pontos turísticos de Americana

Chico vai entregar revitalização da Praça da Matriz Velha, em Americana

Inauguração na região central ocorre depois que local recebeu novos bancos, pintura, manutenção elétrica, poda e paisagismo; recuperação do espaço valoriza lugar histórico, fortalece convivência social e incentiva ida ao comércio

A Prefeitura de Americana entrega nesta terça-feira (1º), às 19h, a revitalização da Praça da Matriz Velha, no Centro. A solenidade marca a abertura das comemorações pelos 125 anos da Paróquia Santo Antônio de Pádua e integra a celebração dos 150 anos de Americana. A cerimônia terá apresentação especial da Banda Municipal “Monsenhor Nazareno Maggi”.

A praça recebeu diversas melhorias, como substituição de bancos, pintura de guias e da escadaria, manutenção elétrica no sistema de iluminação em LED, poda de árvores e paisagismo. Os serviços foram executados pelas secretarias de Obras e Serviços Urbanos e de Meio Ambiente.

“A revitalização valorizou ainda mais esse espaço, que é um cartão-postal de Americana e abriga uma das igrejas mais antigas da cidade. A ação beneficia a comunidade local e o comércio do Centro, promovendo bem-estar e qualidade de vida”, afirma o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Adriano Alvarenga Camargo Neves.

O secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira, destaca a importância do espaço público e da igreja. “Realizamos serviços de zeladoria para preservar e conservar a praça, tornando o local mais acolhedor e agradável para quem frequenta a área central. A iniciativa também promove a convivência social no entorno da Igreja Matriz Velha, um patrimônio da cidade”.

Já o secretário de Cultura e Turismo, Vinícius Ghizini, ressalta a relevância histórica da ocasião. “É um momento de celebração do padroeiro de Americana, no ano em que a cidade completa 150 anos. A Igreja Matriz de Santo Antônio é um dos principais pontos turísticos e representa a tradição do povo americanense. Preparamos uma apresentação especial da Banda Municipal para essa ocasião simbólica, durante a entrega da praça revitalizada pelo prefeito Chico Sardelli (PL) e o vice Odir Demarchi (PSD)”.

Além da revitalização da praça e da apresentação da Banda Municipal, a programação do Jubileu de 125 anos, promovida pela Basílica de Santo Antônio de Pádua, inclui a realização de missas especiais.

MISSA

No domingo (6), às 10h, a missa será presidida pelo pároco e reitor Padre Cássio Roberto Rossette; no dia 13, às 10h, a celebração religiosa será conduzida por Dom João Inácio Müller, arcebispo de Campinas; e dia 20, às 10h, Dom José Carlos Brandão Cabral, bispo emérito de São João da Boa Vista, conduzirá a missa.

No dia 27, às 18h, será realizada a Solene Missa de 125 Anos e Sagração do Altar, presidida por Dom José Roberto Fortes Palau, bispo diocesano de Limeira. A programação contará também com a realização do Cerco de Jericó na Basílica, entre os dias 13 e 19 de julho.

A Igreja Matriz de Santo Antônio foi o primeiro templo católico construído na então Villa Americana, com inauguração em 13 de junho de 1897. A partir da década de 1950, passou a ser conhecida como Matriz Velha, depois da construção da nova matriz de Santo Antônio. Atualmente, a igreja passa por processo de restauração.

Deixe um comentário