Chico lança programa Vitrine Digital para os comerciantes de Americana
Projeto oferece capacitação gratuita para quem ainda não
vende online e inscrições seguem até 29 de agosto; parceria com Sebrae-SP e
Acia visa modernizar comércio local; participantes terão consultoria presencial
após ciclo de palestras
O prefeito Chico Sardelli (PL) lançou, nesta sexta-feira
(22), o programa Vitrine Digital, uma iniciativa da Secretaria de
Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae-SP e a Acia (Associação
Comercial e Industrial de Americana), voltada aos comerciantes de Americana que
possuem lojas físicas e ainda não utilizam o ambiente digital para vender seus
produtos. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente até o
dia 29 de agosto, através do banner disponível na página inicial do site da
Prefeitura (www.americana.sp.gov.br).
O programa consiste em um ciclo de aulas com temas
relacionados ao comércio eletrônico, com o objetivo de capacitar e
conscientizar os comerciantes sobre a importância de estar no ambiente digital,
além de ajudá-los a se adaptarem às novas formas de consumo, ampliando os
canais de venda, atraindo clientes e garantindo sua sustentabilidade e
crescimento no cenário atual.
“É com muita alegria que lançamos essa importante iniciativa
que reforça o nosso compromisso de apoiar os comerciantes de Americana.
Queremos oferecer condições para que eles cresçam, se modernizem e estejam
preparados para os novos desafios do mercado. A parceria com o Sebrae-SP e a
Acia mostra a importância da união de esforços em prol da nossa cidade,
valorizando quem gera emprego, renda e oportunidades para a população”,
destacou o prefeito Chico.
Os encontros terão início no dia 9 de setembro, com uma
palestra de sensibilização para todos os participantes inscritos, com o tema
“Do físico ao digital: o que mudou no comércio e por que o físico não basta”.
Na sequência, os comerciantes serão divididos em dois grupos – iniciantes e já
atuantes no digital –, e cada grupo terá duas palestras ao longo das semanas
seguintes. O encontro de encerramento será no dia 21 de outubro, com a palestra
“Como continuar crescendo e se destacar no mercado digital”, para todos os
participantes.
“Essa é uma grande oportunidade para os comerciantes
americanenses ampliarem sua presença no mercado e alcançarem novos clientes. O
programa foi pensado para ser prático, acessível e adaptado à realidade local,
ajudando cada empreendedor a se fortalecer e garantir a sustentabilidade do seu
negócio. É mais um passo importante para que a nossa cidade continue crescendo
e se desenvolvendo”, ressaltou o vice-prefeito Odir Demarchi (PSD).
Com foco em micro e pequenos comércios, o programa terá
ênfase na execução, abordando tópicos como catálogo, atendimento, pagamento e
entrega, por meio da utilização de ferramentas simples e populares, como
WhatsApp, Instagram, Pix e outras alternativas.
“O Vitrine Digital tem como objetivo transformar os
comércios da nossa cidade em negócios modernos e conectados. Por meio das
aulas, vamos orientar nossos empreendedores sobre os principais conceitos do
mercado digital, mostrando que é possível alcançar muito mais pessoas com uma
vitrine disponível 24 horas em diferentes canais. Essa é uma ação concreta,
acessível e totalmente adaptada à realidade do comércio americanense”, explicou
o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros.
“O lançamento do Vitrine Digital é mais uma prova de que a prefeitura está atenta às necessidades dos nossos comerciantes e busca oferecer soluções que realmente façam a diferença. Esse programa vai ajudar os nossos empreendedores a modernizarem seus negócios e se adaptarem à nova realidade, ampliando oportunidades e garantindo competitividade. A união com o Sebrae e a Acia mostra a importância de parcerias que fortalecem a cidade e trazem benefícios diretos para a população”, pontuou o chefe de Gabinete da Prefeitura, Franco Sardelli.
CONSULTORIA PERSONALIZADA
Após o ciclo de palestras, os comerciantes que tiverem
comparecido a todos os encontros receberão ainda uma consultoria presencial
personalizada no próprio comércio, com 4 horas de duração, a fim de colocar em
prática os aprendizados adquiridos durante as capacitações.
“Para nós da Acia essa é uma ação fundamental para gerar competitividade aos nossos associados, às nossas empresas. Saber trabalhar no digital, hoje, não é um diferencial, e sim uma condição necessária para se manter no mercado. Então, é fundamental levar conhecimento de como utilizar essas ferramentas e esse canal de vendas para aqueles que ainda não o fazem. A Acia, juntamente com a prefeitura e com o Sebrae-SP, tem esse papel de capacitar os empreendedores para que possam ter mais competência nos seus negócios do dia a dia”, completou o presidente da Acia, James Nadin.
COMÉRCIO AQUECIDO
O programa Vitrine Digital vem ao encontro dos novos
comportamentos dos consumidores e do crescimento do comércio em Americana.
Segundo dados da Receita Federal, desde o ano de 2021, 6.251 empresas foram
abertas no setor do comércio no município, enquanto 1.996 foram fechadas,
correspondendo a um saldo positivo de 4.255 empresas no período. Do total de
novos negócios, 1.238 são do segmento de vestuário. Considerando somente os
números deste ano no comércio, foram 828 empresas abertas e 58 fechadas.
Deixe um comentário