Política
Cerimônia de lançamento do programa aconteceu no Centro de Cultura e Lazer de Americana

Chico lança programa Vitrine Digital para os comerciantes de Americana

Projeto oferece capacitação gratuita para quem ainda não vende online e inscrições seguem até 29 de agosto; parceria com Sebrae-SP e Acia visa modernizar comércio local; participantes terão consultoria presencial após ciclo de palestras

O prefeito Chico Sardelli (PL) lançou, nesta sexta-feira (22), o programa Vitrine Digital, uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae-SP e a Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana), voltada aos comerciantes de Americana que possuem lojas físicas e ainda não utilizam o ambiente digital para vender seus produtos. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente até o dia 29 de agosto, através do banner disponível na página inicial do site da Prefeitura (www.americana.sp.gov.br).

O programa consiste em um ciclo de aulas com temas relacionados ao comércio eletrônico, com o objetivo de capacitar e conscientizar os comerciantes sobre a importância de estar no ambiente digital, além de ajudá-los a se adaptarem às novas formas de consumo, ampliando os canais de venda, atraindo clientes e garantindo sua sustentabilidade e crescimento no cenário atual.

“É com muita alegria que lançamos essa importante iniciativa que reforça o nosso compromisso de apoiar os comerciantes de Americana. Queremos oferecer condições para que eles cresçam, se modernizem e estejam preparados para os novos desafios do mercado. A parceria com o Sebrae-SP e a Acia mostra a importância da união de esforços em prol da nossa cidade, valorizando quem gera emprego, renda e oportunidades para a população”, destacou o prefeito Chico.

Os encontros terão início no dia 9 de setembro, com uma palestra de sensibilização para todos os participantes inscritos, com o tema “Do físico ao digital: o que mudou no comércio e por que o físico não basta”. Na sequência, os comerciantes serão divididos em dois grupos – iniciantes e já atuantes no digital –, e cada grupo terá duas palestras ao longo das semanas seguintes. O encontro de encerramento será no dia 21 de outubro, com a palestra “Como continuar crescendo e se destacar no mercado digital”, para todos os participantes.

“Essa é uma grande oportunidade para os comerciantes americanenses ampliarem sua presença no mercado e alcançarem novos clientes. O programa foi pensado para ser prático, acessível e adaptado à realidade local, ajudando cada empreendedor a se fortalecer e garantir a sustentabilidade do seu negócio. É mais um passo importante para que a nossa cidade continue crescendo e se desenvolvendo”, ressaltou o vice-prefeito Odir Demarchi (PSD).

Com foco em micro e pequenos comércios, o programa terá ênfase na execução, abordando tópicos como catálogo, atendimento, pagamento e entrega, por meio da utilização de ferramentas simples e populares, como WhatsApp, Instagram, Pix e outras alternativas.

“O Vitrine Digital tem como objetivo transformar os comércios da nossa cidade em negócios modernos e conectados. Por meio das aulas, vamos orientar nossos empreendedores sobre os principais conceitos do mercado digital, mostrando que é possível alcançar muito mais pessoas com uma vitrine disponível 24 horas em diferentes canais. Essa é uma ação concreta, acessível e totalmente adaptada à realidade do comércio americanense”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros.

“O lançamento do Vitrine Digital é mais uma prova de que a prefeitura está atenta às necessidades dos nossos comerciantes e busca oferecer soluções que realmente façam a diferença. Esse programa vai ajudar os nossos empreendedores a modernizarem seus negócios e se adaptarem à nova realidade, ampliando oportunidades e garantindo competitividade. A união com o Sebrae e a Acia mostra a importância de parcerias que fortalecem a cidade e trazem benefícios diretos para a população”, pontuou o chefe de Gabinete da Prefeitura, Franco Sardelli.

CONSULTORIA PERSONALIZADA

Após o ciclo de palestras, os comerciantes que tiverem comparecido a todos os encontros receberão ainda uma consultoria presencial personalizada no próprio comércio, com 4 horas de duração, a fim de colocar em prática os aprendizados adquiridos durante as capacitações.

“Para nós da Acia essa é uma ação fundamental para gerar competitividade aos nossos associados, às nossas empresas. Saber trabalhar no digital, hoje, não é um diferencial, e sim uma condição necessária para se manter no mercado. Então, é fundamental levar conhecimento de como utilizar essas ferramentas e esse canal de vendas para aqueles que ainda não o fazem. A Acia, juntamente com a prefeitura e com o Sebrae-SP, tem esse papel de capacitar os empreendedores para que possam ter mais competência nos seus negócios do dia a dia”, completou o presidente da Acia, James Nadin.

COMÉRCIO AQUECIDO

O programa Vitrine Digital vem ao encontro dos novos comportamentos dos consumidores e do crescimento do comércio em Americana. Segundo dados da Receita Federal, desde o ano de 2021, 6.251 empresas foram abertas no setor do comércio no município, enquanto 1.996 foram fechadas, correspondendo a um saldo positivo de 4.255 empresas no período. Do total de novos negócios, 1.238 são do segmento de vestuário. Considerando somente os números deste ano no comércio, foram 828 empresas abertas e 58 fechadas.


Deixe um comentário