Política
Prefeito Chico é autorizado a ceder estagiários à Justiça Eleitoral para atendimento

Americana cede estagiários à Justiça Eleitoral na véspera do pleito de 2026

Projeto de lei aprovado pela Câmara autoriza prefeito Chico Sardelli a firmar convênio com o Cartório Eleitoral para emprestar estagiários às unidades judiciárias em pleno ano de eleições gerais para presidente, governador e deputado

O prefeito de Americana, Chico Sardelli (PL), obteve autorização legislativa para firmar convênio com a União, por meio da 158ª e 384ª Zonas Eleitorais, para a cessão de estagiários de ensino médio aos cartórios eleitorais da cidade. A medida ocorre em um ano de eleições gerais, marcadas para 4 de outubro, quando os brasileiros irão às urnas para escolher presidente da República, governador, senadores, deputados federais e deputados estaduais.

O projeto de lei foi encaminhado pelo Executivo e recebeu aval da Câmara. Agora, caberá ao prefeito formalizar o convênio com a Justiça Eleitoral. O acordo terá duração de cinco anos e prevê a disponibilização de estudantes para as zonas eleitorais instaladas em Americana.

Segundo a prefeitura, a iniciativa atende a um pedido da própria Justiça Eleitoral e busca oferecer aos estudantes a oportunidade de complementar a formação educacional por meio de atividades voltadas ao aprendizado profissional, sociocultural e à formação cidadã.

Pela proposta, poderão participar alunos regularmente matriculados no ensino médio, inclusive da educação especial, com idade mínima de 16 anos. A seleção deverá ser aberta ao público, e os estudantes não poderão possuir filiação partidária ou exercer atividades político-partidárias durante o estágio. Também ficam impedidos de participar jovens que tenham parentesco, até o terceiro grau, com magistrados, servidores da Justiça Eleitoral em cargos de chefia ou candidatos que disputem as eleições.

Os estagiários atuarão em atividades administrativas, como atendimento ao público, organização de documentos, encaminhamento de processos, elaboração de expedientes, digitalização e operação dos sistemas informatizados da Justiça Eleitoral. A jornada será de seis horas diárias, conforme previsto na Lei Federal nº 11.788, que regulamenta os estágios.

O convênio estabelece que não haverá transferência de recursos financeiros entre a Justiça Eleitoral e o município. Caberá à prefeitura arcar com eventuais despesas relativas aos estudantes, como bolsa-auxílio, auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais. Já os cartórios eleitorais serão responsáveis pela supervisão das atividades e pela avaliação de desempenho dos estagiários.

Entre as atribuições dos estudantes estarão o auxílio no atendimento aos eleitores, a organização de arquivos físicos e digitais, a impressão e encaminhamento de documentos, além do suporte em atividades administrativas específicas das zonas eleitorais. A supervisão será feita pelos chefes dos cartórios da 158ª e da 384ª Zonas Eleitorais.

Na justificativa, o Executivo destacou o interesse público da medida e ressaltou que a parceria contribuirá para o funcionamento da Justiça Eleitoral e para a formação dos estudantes do município.

 FÓRUM

Nesta semana, a Câmara de Americana ainda aprovou projeto de lei que autoriza a prefeitura a credenciar e ceder adolescentes atendidos pelo Serviço de Orientação Multidisciplinar para Adolescentes de Americana (SOMA) para a realização de estágios educativos nas unidades do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) instaladas na cidade.

A proposta permite que adolescentes matriculados no programa SOMA tenham acesso a atividades de estágio nas unidades judiciárias de Americana, proporcionando experiência profissional e contato com a rotina do Poder Judiciário. O objetivo é ampliar as oportunidades de formação e inserção dos jovens no mercado de trabalho.

 


Deixe um comentário