Geral
Sistema de estacionamento rotativo será refeito após término de contrato com empresa

Sumaré encerra contrato da Zona Azul e dá início à reestruturação do sistema

Novo modelo será desenvolvido com a participação ativa de comerciantes, motoristas, moradores e ACIAS; objetivo é criar sistema de estacionamento rotativo mais democrático, eficiente e adaptado às necessidades da região central da cidade 

As atividades do Consórcio Zona Azul Sumaré foram oficialmente encerradas nesta quarta-feira (16). A medida já havia sido anunciada pelo prefeito Henrique do Paraíso (Republicanos) durante o evento que marcou os primeiros 100 dias de governo, em abril deste ano, quando foi divulgado o fim do atual modelo de estacionamento rotativo na cidade. A empresa responsável teve dois meses para finalizar totalmente a desativação dos serviços. 

A decisão faz parte de uma estratégia da nova gestão para reorganizar o sistema de estacionamento na região central de Sumaré. Segundo a prefeitura, o novo modelo será desenvolvido com a participação ativa de comerciantes, motoristas, moradores, ACIAS (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré) e representantes da comunidade. O objetivo é criar um sistema mais democrático, eficiente e adaptado às necessidades locais. 

A elaboração do novo sistema prevê a participação direta da ACIAS e dos comerciantes da região central, além de outras entidades representativas. 

O intuito é construir uma proposta que valorize a rotatividade das vagas, incentive o consumo no comércio local e melhore a fluidez do trânsito, sem onerar de forma indevida os motoristas. 

“É o fim da Zona Azul em Sumaré. Vamos desenvolver junto aos comerciantes e à ACIAS, um novo modelo de estacionamento rotativo - mais justo, acessível e sem pesar no bolso do cidadão. A meta é fortalecer o comércio local, garantir mobilidade e promover justiça social. Com diálogo e transparência, seguimos construindo uma cidade feita para todos”, afirmou o prefeito Henrique do Paraíso, nesta quarta-feira, nas redes sociais. 

NOVA LEI 

Uma nova legislação municipal já foi aprovada e estabelece as diretrizes para o funcionamento do futuro serviço. Entre as novidades, está a possibilidade de isenção da tarifa para consumidores que comprovarem compras ou uso de serviços em estabelecimentos da área abrangida pela Zona Azul. Além disso, os horários de funcionamento do estacionamento rotativo passarão a ser definidos por decreto municipal, com a possibilidade de ajustes em datas especiais. 

A presidente da ACIAS, Selma Koshoji, se reuniu recentemente com o secretário de Mobilidade Urbana e Rural, William Martoni, para acompanhar informações do novo sistema. 

EDITAL

Durante o encontro, Martoni explicou que o edital para a nova concessão do serviço está em fase de elaboração e destacou que a prefeitura tem se empenhado em ouvir as demandas do comércio e da população. Ele também ressaltou outras melhorias em andamento no setor de mobilidade urbana, como o reforço da frota municipal de ônibus e a criação de novos pontos de embarque e desembarque. 

A ACIAS reforçou que entende o estacionamento rotativo como uma solução fundamental para democratizar o uso das vagas na área central. Com o encerramento das atividades do Consórcio Zona Azul, o comércio e os consumidores vivem um período de transição, aguardando a definição do novo formato.  

 

Deixe um comentário