Geral
Programa realizado pela BRK em parceria com a prefeitura fortalece protagonismo feminino

Rodas Empreendedoras, da BRK, completa um mês em Sumaré com capacitação de mulheres

Nesta semana, o projeto Rodas Empreendedoras completa um mês de atividades em Sumaré. A iniciativa, realizada pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município, com o apoio da prefeitura, tem transformado a rotina de 20 mulheres que participam de encontros semanais na Sala Parceira Que Qualifica, no Jardim Maria Antonia.

Com oficinas práticas e teóricas, o programa oferece capacitação em economia criativa, gestão, criação de produtos e design, sempre com foco na produção artesanal de cosméticos naturais. A proposta é unir práticas sustentáveis e técnicas para ampliar oportunidades de geração de renda e promover a autonomia financeira das participantes.

Ao longo do primeiro mês, os encontros foram marcados por aprendizado técnico e também por momentos de troca e fortalecimento pessoal. As mulheres discutiram conceitos de reaproveitamento e inovação, o uso de plantas e óleos essenciais e vegetais e refletiram sobre como transformar elementos simples em produtos de valor. As rodas se consolidaram como espaços de escuta, histórias de recomeços e apoio mútuo.

Cada participante recebeu ainda um kit com mais de 30 itens para praticar os conhecimentos adquiridos e dar início à produção dos primeiros sabonetes, cremes e outros itens de higiene.

“Mais do que ensinar a produzir cosméticos naturais, o projeto ajuda cada participante a compreender que aquilo que cria tem valor, que é resultado de sua história, de seus saberes e de seu cuidado. Isso fortalece a autoestima e mostra que o empreendedorismo é também uma ferramenta de transformação social”, destaca Cristian Barbosa, coordenador de Comunicação e Sustentabilidade da BRK.

O Rodas Empreendedoras segue até o final de setembro, com novos módulos sobre estratégias de exposição, vendas, parcerias e troca de experiências. O programa é parte do compromisso da BRK em investir em iniciativas que contribuam para o desenvolvimento social e econômico das comunidades onde atua.


Deixe um comentário