Geral
Implantação do dispositivo ocorre sobre linha férrea e é feita pela Rumo

Obras do viaduto da Vila Real avançam com içamento de vigas

As obras do futuro viaduto da Vila Real, em realização pela concessionária Rumo, avançam em Hortolândia, com o içamento e a colocação das vigas sobre os pilares de sustentação do dispositivo. A primeira foi implantada na tarde de segunda-feira (30). A implantação deste equipamento faz parte das ações do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) da prefeitura e foi anunciada pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes (Republicanos), no final de 2023.

Segundo a empresa responsável pela obra, serão colocadas ao todo 50 vigas. A previsão é que 27 delas sejam colocadas até a próxima segunda-feira (7) e as outras 23, entre o dia 28 deste mês e 2 de agosto. As peças de concreto pesam entre 44 e 55 toneladas e têm entre 26 e 33 metros de extensão.

Após o lançamento das 50 vigas, começará a etapa de lançamento das pré-lajes dos “tabuleiros” do viaduto, que conterão 2.600 peças, e compõem a base que será asfaltada para a passagem dos veículos.

Ainda de acordo com a empreiteira, a etapa seguinte será de finalização da superestrutura com a concretagem dos cinco vãos, os chamados “tabuleiros”. O futuro viaduto, de 385 metros de extensão, terá largura total de 21 metros. Contará com quatro pistas ao centro e, nas extremidades, um passeio simples de um lado e um passeio com ciclovia do outro.

Segundo informações da concessionária Rumo, o viaduto contará com quatro pistas ao centro, das quais duas no sentido Santana-São Francisco de Assis, e as outras duas no sentido oposto. O dispositivo surge para melhorar e facilitar o fluxo do trânsito, evitando os acidentes que ocorriam na passagem de nível.

O viaduto é uma antiga demanda da população. Quando estiver pronto, o dispositivo ligará as avenidas Santana e São Francisco de Assis.

“Também está prevista a ampliação da rotatória existente na Avenida Santana. Essa ampliação será necessária por causa da readequação que será feita na avenida”, complementa o secretário de Obras, Sérgio Torrecillas.

Deixe um comentário