Geral
Vereador Clodoaldo acompanha de perto reta final do 13º Concurso de Cartórios

Hortolândia se aproxima do 1º Cartório de Registro de Imóveis

Hortolândia está prestes a realizar um sonho antigo: a instalação do primeiro Cartório de Registro de Imóveis do município. O processo integra o 13º Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Notas e de Registro do Estado de São Paulo, que já entrou em sua fase final.

A prova oral, etapa decisiva do certame, será realizada no próximo dia 1º de setembro, no Fórum João Mendes Júnior, em São Paulo. A partir dessa etapa, será definido o profissional que assumirá a delegação e ficará responsável pela futura unidade em Hortolândia.

Atualmente, todos os serviços de registro de imóveis e documentos precisam ser feitos em Sumaré, o que gera sobrecarga na cidade vizinha e dificulta o acesso rápido e eficiente da população de Hortolândia. Com a criação do cartório, será possível realizar diretamente no município serviços como registros de imóveis, escrituras públicas, procurações, atas notariais, entre outros.

O vereador Clodoaldo (Podemos) destaca a relevância histórica dessa conquista. “Esse é um sonho antigo da cidade, que agora começa a se concretizar. O cartório trará mais agilidade nos processos de registro, mais segurança jurídica e oportunidades para os profissionais da área”, afirmou. Clodoaldo também ressaltou que continuará acompanhando os trâmites do concurso até a instalação da unidade.

Segundo ele, o cartório trará benefícios concretos, como evitar o deslocamento de moradores para Sumaré; aumentar a arrecadação municipal, com estimativa de quase R$ 1 milhão/ano em ISSQN para investimentos em serviços públicos; e oferecer mais facilidade para quem deseja registrar ou regularizar imóveis.

Linha do tempo 13º Concurso TJ-SP

• Prova Oral: a partir de 1º de setembro de 2025 (duração de algumas semanas);

• Notas + Lista Preliminar: outubro/novembro de 2025;

• Recursos e Julgamento: dezembro/2025 a janeiro/2026;

• Classificação Final Definitiva: início de 2026;

• Audiência Pública de Escolha: fevereiro a abril de 2026;

• Homologação + Outorga da Delegação: abril a maio de 2026.


Deixe um comentário