Geral
Empresa contratada coloca camada base de brita, sob a qual será aplicada capa asfáltica

Hortolândia inicia pavimentação de passagem inferior, próximo ao Centro de Especialidades Médicas

A configuração viária de Hortolândia continua a se expandir. A prefeitura informou que segue firme com a obra da PI (Passagem Inferior) na região do Jardim Green Park Residence, próximo ao Centro de Especialidades Médicas (CEM). Esta semana, a empresa contratada pelo município executa a pré-pavimentação do trecho. 

De acordo com a Secretaria de Obras, o trabalho que está em andamento é a colocação de uma camada base de brita, material utilizado em pavimentação de vias. Sobre essa camada será aplicada, posteriormente, a capa asfáltica. Concluído esse serviço, as próximas etapas são a implantação de guias e sarjetas e, por fim, a sinalização de trânsito no trecho. Ainda de acordo com a Secretaria de Obras, o trecho onde é feita a obra tem 330 metros de extensão. A previsão de conclusão é para o final de agosto. 

Nas últimas semanas, a empresa responsável pela obra já fez terraplenagem (nivelamento do terreno), drenagem e implantação de “bocas de lobo” (estruturas de captação e direcionamento de águas da chuva) e construção de muro de contenção ao lado do condomínio. Outro serviço já executado foi a colocação de grama no talude (terreno inclinado que garante a estabilidade do aterro). 

A obra é para duplicar o trecho da PI, na Avenida Panaíno, que terá uma pista de ida e outra no sentido inverso. A Prefeitura de Hortolândia iniciou a obra em 2023, sendo retomada em agosto do ano passado. Antes, em abril, também de 2024, a empresa concessionária Rumo concluiu a duplicação da via férrea sobre a PI. 

INTEGRAÇÃO 

Quando for finalizado, o trecho da PI se integrará a um trecho de quatro quilômetros de extensão, que se conectará ao Super Viário, já inaugurado pela prefeitura, em 2023. 

O novo trecho começa na Avenida da Emancipação, ao lado do Hospital Municipal Mario Covas, desce pela Avenida Panaíno, passando em frente ao condomínio Green Park Residence, segue até o cruzamento no Corredor Metropolitano, abaixo do Paço Municipal, e se conectará a outro viário, também em construção pela prefeitura. Esse viário segue por dentro do loteamento particular em construção ao lado do Paço Municipal, vai até a rotatória na Estrada Sabina Baptista de Camargo, passando do lado da empresa Tecnoperfil, e irá até o Jardim Nova Europa, onde se ligará com uma via já existente, próxima à empresa CAF. 

 A obra de duplicação da PI é realizada com recursos oriundos do Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento do Tratado da Bacia do Prata). A obra integra o Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) da prefeitura. 


Deixe um comentário