Geral
Evento reuniu cerca de 300 participantes para discutir políticas de proteção infantil

Conferência fortalece debate sobre direitos de menores em Hortolândia

Cerca de 300 pessoas participaram, nesta semana, da 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Hortolândia, promovida pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. 

Entre os presentes estavam delegados que representam os serviços e as OSCs (organizações da sociedade civil), servidores públicos, crianças, adolescentes e pais atípicos que vivem em Hortolândia, além de autoridades do Executivo e do Legislativo, como as secretárias Maria dos Anjos Assis Barros (Inclusão Social) e Simone Locatelli (Educação, Ciência e Tecnologia), os secretários Renato Franceschini (Habitação) e Gléguer Zorzin (Esporte e Lazer), a deputada estadual Ana Perugini (PT), vereadores e a presidente do CMDCA Quézia Garcia. O evento aconteceu na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no Jd Sumarezinho.

Neste ano, o tema em debate foi “Fortalecendo o SGDCA (Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente)”. A palestra de abertura foi ministrada pela psicopedagoga Ana Cristina de Souza, arteterapeuta e graduanda em Serviço Social. Especialista em processos participativos e conferências de direitos, a pedagoga se apresenta como profissional que trabalha na área social há mais de vinte anos, tendo ampla experiência na formação de profissionais, Conselhos Tutelares e Conselhos de Direitos.

Além de atuarem nos debates, crianças e jovens presentes também puderam participar de atividades especialmente criadas para elas, como o painel lúdico de rostinhos e a confecção de cataventos em alusão ao “Mês de Combate ao Trabalho Infantil”. Ao final dos trabalhos, foram eleitos 10 delegados que representarão a cidade na conferência estadual e, se eleitos, na etapa federal também.

Deixe um comentário