Geral
Programa lançado em maio deste ano já colhe primeiros frutos no município

Banco de Talentos de Hortolândia insere PCDs no mercado de trabalho

Pessoas com deficiência, que moram em Hortolândia, podem contar com o apoio da prefeitura para ampliar seus conhecimentos profissionais e conquistar um espaço no mercado de trabalho. Lançado em maio deste ano, o Programa Banco de Talentos conta com 34 PCDs inscritos, dos quais nove já estão trabalhando. O balanço, divulgado nesta segunda-feira (30), é da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.

De acordo com o Departamento de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, podem se cadastrar no Banco de Talentos todos os PCDs de Hortolândia que tenham interesse tanto em se capacitar quanto em obter um emprego junto a empresas locais ou regionais.

A inserção de PCDs no programa acontece por meio de ligações telefônicas feitas pela equipe responsável, a partir do cadastro existente na rede SUAS (Sistema Único de Assistência Social) local. Os PCDs atendidos nos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) são convidados a participar de uma pesquisa, momento em que são informados sobre o Banco de Talentos e manifestam o interesse em nele se inscrever ou não.

O questionário contém perguntas que verificam a necessidade individual de cada PCD. Todas as respostas obtidas ajudam a formar o perfil de cada participante, essencial para que a prefeitura faça a interface com as empresas contratantes. Segundo o Departamento de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, não há um número limite para os cadastros.

1º FEIRÃO DE EMPREGOS

“A expectativa é que, no 1º Feirão de Empregos, possamos atender mais pessoas ainda que estão no Banco de Talentos”, ressaltou a diretora Quézia Garcia. Promovido pela prefeitura, o Feirão será no dia 4 de julho, das 9h às 16h, na Estação Cidadania de Esportes Deputado Luiz Lauro Filho, localizada na Rua João Guimarães Rosa, 242, no Jardim Amanda.

Deixe um comentário