Visita técnica é realizada em escolas militares para reformas em Sumaré
Escolas municipais Magdalena Maria Vedovatto Callegari e
Eliana Minchin Vaughan, aprovadas em consulta pública para a implantação do
novo modelo educacional, passaram por avaliação de condições estruturais e
aguardam obras
A Prefeitura de Sumaré, com apoio da equipe de Engenharia e
Arquitetura, realizou uma visita técnica às Escolas Municipais Magdalena Maria
Vedovatto Callegari e Eliana Minchin Vaughan, aprovadas em consulta pública
para adesão ao modelo cívico-militar. O objetivo foi verificar a estrutura das
unidades escolares e definir os primeiros passos para as obras de adaptação ao
novo modelo de ensino.
Durante a vistoria, os profissionais avaliaram as condições
físicas das escolas e levantaram as necessidades de adequações. Segundo a
Secretaria de Educação, as reformas vão preparar os prédios para receber
estudantes, professores e equipes com mais segurança, conforto e
funcionalidade.
O secretário de Educação, Danilo de Azevedo, destacou a
importância do investimento na melhoria dos espaços escolares e reforçou que
todas as unidades da rede municipal receberão atenção. “Nosso compromisso é com
a qualidade da educação em Sumaré. Estamos trabalhando para que cada escola
seja reestruturada, independentemente do modelo. Todas as unidades passarão por
reformas para que nossos alunos tenham ambientes adequados e acolhedores”,
afirmou.
Durante o recesso escolar, as escolas municipais receberam
reparos e melhorias por meio do Programa Dinheiro Direto nas Escolas Municipais
(PDDEM). Com investimento recorde de R$ 1,3 milhão, liberado no início do ano
letivo, as unidades têm autonomia para aplicar os recursos em manutenção,
reparos, adequações físicas e pedagógicas. O valor representa um aumento de R$
568 mil em relação ao ano anterior, o maior repasse já realizado desde a
criação do programa. As intervenções garantem que os alunos encontrem espaços
renovados e mais estruturados.
Segundo a Administração Municipal, além do PDDEM, já está em
fase de implementação um novo programa que prevê reformas estruturais completas
em todas as escolas da rede. Diferente das ações de manutenção pontual, o
objetivo é realizar uma reestruturação ampla e duradoura. “Não vamos tratar de
manutenções paliativas. Vamos reestruturar todas as escolas do município. O
PDDEM é apenas o início desse processo”, acrescentou o secretário.
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