Educação
Projeto, um dos maiores doadores de livros para escolas públicas, promove contação de histórias e oficinas

Projeto Feijão Letrado doa 1.392 livros a estudantes de Sumaré

O projeto Feijão Letrado, um dos maiores distribuidores de livros para instituições e escolas públicas do Estado de São Paulo, realizará no final de agosto uma série de ações culturais e educacionais em seis escolas municipais de Sumaré, com a doação de 1.392 livros. A iniciativa promove o acesso à leitura e à cultura, com atividades que despertam o interesse das crianças pelo universo literário.

Cada escola participante receberá uma estante artística personalizada, criada pelo artista plástico Filiage, 232 livros infantis, uma oficina de brinquedos recicláveis e uma contação de histórias. O projeto é realizado via PROAC ICMS, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e conta com o patrocínio da empresa Spartan.

Criado durante a pandemia pelos produtores culturais Reginaldo Menegazzo e Genivaldo Amorim, o Feijão Letrado surgiu como resposta à necessidade de garantir o acesso à leitura mesmo durante o isolamento social. O projeto fecha agora a sua quarta edição com total de 122 instituições e escolas públicas e chegará à marca de mais de 25 mil livros doados.

“Pensamos em ampliar o acesso à leitura e criamos um projeto que pudesse levar uma quantidade maior de livros a escolas e entidades. Com as estantes coloridas, os livros e as oficinas, conseguimos despertar nas crianças a curiosidade e o prazer de ler”, destaca Reginaldo Menegazzo, idealizador do projeto.

Além da entrega dos livros, o Feijão Letrado oferece atividades interativas que contribuem para o desenvolvimento intelectual e emocional das crianças. Unindo literatura, arte e brincadeira, o projeto colabora para a formação de leitores mais críticos, sensíveis e conscientes.

“Pela segunda vez, a Spartan tem a alegria de apoiar o Projeto Feijão Letrado. Neste ano, priorizamos as escolas de Sumaré, cidade onde a empresa está localizada. Acreditamos que incentivar a leitura é plantar sementes de conhecimento, cultura e oportunidades, ajudando a construir um futuro mais brilhante para nossos jovens”, informou a empresa.

VEJA AS ESCOLAS CONTEMPLADAS EM SUMARÉ

26/08 – 13h30 – EM Jeany Lemos Gonçalves Rodrigues

26/08 – 15h30 – EM Anália Oliveira Nascimento

27/08 – 09h00 – EM Eliana Minchin Vaughan

27/08 – 13h30 – EM Dirce Ap. Menuzzo Ricato

29/08 – 09h00 – EMEF Profa. Flora Ferreira Gomes

29/08 – 13h30 – EMEF Profa. Nilza Thomazini

Deixe um comentário