Educação
Documento final deve incluir metas, indicadores e estratégias de execução

Paulínia elabora Plano Municipal de Educação Digital para escolas

Secretaria de Educação criou grupo de trabalho para estruturar proposta que terá foco em currículo, formação docente e infraestrutura tecnológica; núcleo fará diagnóstico da rede municipal e organizará consulta pública para legitimação

A Prefeitura de Paulínia deu início ao processo de elaboração do Plano Municipal de Educação Digital, que vai orientar o uso pedagógico de tecnologias digitais nas escolas da rede municipal. A iniciativa foi oficializada por portaria assinada pela secretária municipal de Educação, Márcia Elisabete Scarassati Vicentin.

O texto estabelece a criação de um Grupo de Trabalho (GT), responsável por planejar, coordenar e executar as ações necessárias para a construção do documento. Entre as atribuições estão o diagnóstico da rede de ensino, a revisão do currículo local à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a definição de estratégias de formação docente, além da avaliação da infraestrutura tecnológica disponível.

De acordo com a portaria, a proposta abrange três dimensões estratégicas: currículo, formação continuada de professores e infraestrutura de TI, conectividade e recursos humanos. O processo também envolverá a publicação de um currículo revisado, alinhamento de materiais didáticos, desenho de ações formativas e criação de mecanismos de monitoramento.

O GT é composto por representantes de diferentes segmentos da educação municipal, incluindo supervisores, diretores, coordenadores pedagógicos, professores da educação infantil ao ensino médio, além da educação especial e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A presidência do grupo ficará a cargo da Secretaria de Educação, mas especialistas externos poderão ser convidados como colaboradores quando necessário.

Segundo a determinação, os trabalhos começaram em agosto de 2025 e a proposta final deverá ser entregue até maio de 2026, acompanhada de relatório diagnóstico e diretrizes para implementação. O documento consolidado deverá passar por consulta pública, garantindo a participação da comunidade escolar e da sociedade civil no processo de legitimação.

Com o plano, Paulínia pretende garantir equidade, qualidade e alinhamento às novas competências digitais, reforçando a integração entre tecnologia e práticas pedagógicas em todas as etapas da educação básica.

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