Cultura
Iniciativa promove desenvolvimento de crianças e adolescentes em Sumaré

Instituto AVIVAR encerra oficinas com a presença de 200 participantes

A Instituição Cultural e Esportiva AVIVAR 3º SETOR comemorou o sucesso de público e participação no evento de encerramento do Projeto “Oficinas Esporte e Cidadania”, realizado no início de dezembro em Sumaré. A ação de esporte educacional foi realizada no município através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal, e é composta pela oferta de oficinas esportivas com acesso integralmente gratuito à população municipal. 

O objetivo do evento de encerramento, segundo a entidade, foi proporcionar um ambiente de integração, celebração e convivência entre as diversas turmas do projeto, reunindo ao seu final, em um único espaço e dia, os 200 participantes das sete modalidades oferecidas ao longo do projeto: Judô, Kung Fu, Basquete, Vôlei, Futebol, Tênis de Mesa e Handebol.

“Encerramos o projeto comemorando grande sucesso de público no evento, mais uma oportunidade para garantirmos o direito fundamental de acesso ao esporte, com qualidade, estimulando o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social residente em periferias de Sumaré, adotando o esporte educacional com ferramenta de transformação social”, avaliou Erica Michelin, diretora geral do Instituto AVIVAR 3º SETOR.

A iniciativa reuniu ao todo, mais de 250 crianças e adolescentes, entre 2 e 17 anos, pois a entidade incentivou que os participantes também convidassem seus irmãos, familiares e amigos para participar da festa, que contou com uma intensa programação esportiva e cultural no formato de estações e circuitos, composta por jogos adaptados, demonstrações de habilidades, gincanas, brincadeiras esportivas, doação de livros, contações de histórias, entre outras.

Durante o evento, os participantes também receberam o tradicional Kit Lanche do projeto (barra de cereal, polenguinho, suco e bolacha salgada) reforçado de muita pipoca refrigerante, bombom e bolinho bauducco, além de serem presenteados com a doação de livros e contações de histórias “Avivar o Imáginario” sobre o folclore brasileiro, outra iniciativa cultural de execução da entidade em Sumaré, incrementando e abrilhantando ainda mais o encontro, alcançando assim mais um dos objetivos do projeto e do esporte educacional, que é o de “ensinar mais que esporte”.

O projeto foi iniciado em dezembro de 2024, oferecendo acesso gratuito às aulas esportivas semanais nas sete modalidades. Com 12 meses de duração, o projeto foi sucesso de público em Sumaré, contando com 100% de ocupação de vagas nas oficinas esportivas realizadas semanalmente na cidade, alcançando 200 participantes todo mês, público em vulnerabilidade social referenciado aos CRAS do município, com destaque para inclusão da primeira infância.

Além da gratuidade de acesso às aulas esportivas, os participantes também receberam gratuitamente uniformes, kit lanche e todos os materiais esportivos necessários à execução das aulas práticas. O projeto foi viabilizado graças ao Ministério do Esporte por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com apoio e patrocínio de empresas locais como Sotreq, Multilog, Covabra e Kwangjin.

O Instituto AVIVAR 3º SETOR, criado em 2005, é uma organização privada sem fins lucrativos com atuação e finalidade cultural, esportiva e social, certificado como Ponto de Cultura em Sumaré pelo Ministério da Cultura e Reconhecido como Instituição Cultural (CRIC) pela Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, que atua ofertando e realizando sistematicamente atividades culturais e esportivas de forma gratuita em todo território municipal.


Deixe um comentário