Cultura
Bandeiras do Brasil, da Ucrânia, de São Paulo, de Nova Odessa e de Odesa foram hasteadas simultaneamente

Hasteamento de bandeiras em Nova Odessa celebra aniversário de Odesa

Cerimônia foi liderada pelo prefeito Leitinho e contou com a participação especial do cônsul honorário da Ucrânia em São Paulo, Jorge Ribyka; ação fortalece laços históricos e destaca a importância da cooperação internacional entre as cidades

A Prefeitura de Nova Odessa, em parceria com a Associação Carlos Botelho, realizou nesta terça-feira (2) uma cerimônia para comemorar o aniversário de 231 anos da fundação da cidade de Odesa, na Ucrânia. O evento, que contou com o hasteamento simultâneo das bandeiras do Brasil, da Ucrânia, do Estado de São Paulo, de Nova Odessa e de Odesa, reforçou os laços históricos e culturais entre as duas cidades-irmãs.

Com a presença de autoridades locais, representantes da sociedade civil e membros da comunidade, a celebração enfatizou o espírito de união que define a parceria. O prefeito Cláudio Schooder, o Leitinho (PSD), liderou o evento ao lado do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Promoção Social, Antônio Teixeira, e do secretário-adjunto da pasta, Mateus Tognella. 

Leitinho: “Que esta data tão especial, reafirme laços de fraternidade e união entre nossos povos”, afirmou ele

A iniciativa também contou com a participação especial do cônsul honorário da Ucrânia em São Paulo, Jorge Ribyka. Ainda estiveram presentes o presidente da ACINO (Associação Comercial e Industrial de Nova Odessa), Gilson Constanzo e o ex-diretor geral do Instituto de Zootecnia, Gilberto Bufarah.

Colaboraram para a celebração Evandro Neves, presidente da Associação Carlos Botelho, e Maurício Godoy, educador e tradutor que atuou como mediador nas tratativas entre as duas cidades. A história que conecta essas duas cidades remonta a 1905, quando Carlos Botelho, então secretário da Agricultura de São Paulo, visitou Odesa e ficou impressionado com seu planejamento urbano e arquitetura. Essa admiração inspirou o nome da cidade brasileira.

Em 2025, um acordo foi formalmente estabelecido por meio de uma reunião virtual entre os prefeitos de Nova Odessa e Odesa, Gennady Trukhanov. O memorando de entendimento abrange seis eixos, incluindo turismo sustentável, cooperação educacional, desenvolvimento econômico e preservação histórica.

O hasteamento das bandeiras foi acompanhado pelo Canjica Sexteto, que executou os hinos nacionais do Brasil e da Ucrânia, e da Fanfarra da EMEB Professora Alzira Ferreira Delegá, do Green Village, que participou do encerramento com a apresentação de vários números musicais. Em seu discurso, o prefeito Leitinho ressaltou a importância do momento. “Que esta data tão especial, celebrada com ainda mais alegria através do nosso acordo de cidades-irmãs, reafirme laços de fraternidade e união entre nossos povos”, afirmou ele.

Deixe um comentário